Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quiche de Ricota com Queijo

Essa eu fiz esses dias para o jantar, eu estava lendo um livro de receitas à tarde e eu vi essa receita, fácil, fácil.
Eu fiz e deu certo! Os ingredientes são bem simples e o modo de fazer também! Vamos lá:

Quiche de Ricota com Queijo

Massa Podre Básica - Ingredientes:

- 1/2kg de farinha de trigo
- 200g de margarina
- 1 ovo
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de água

Modo de Fazer:

Numa tigela, misture a farinha, o sal, a margarina e o ovo. Amasse sem sovar e se precisar adicione a água aos poucos, até a massa ficar homogênea e sem grudar nas mãos. Deixe repousar a massa por meia hora.
Enquanto isso vamos fazer o recheio:

Recheio - Ingredientes:

- 200g de ricota ou queijo minas frescal
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 lata de ervilha
- orégano à gosto
- tomate, cebola e pimentão picadinhos à gosto (isso é opção, se não quiser não precisa, fica à seu gosto, assim como a ervilha pode ser milho ou seleta de legumes)
- 150g de queijo mussarela fatiado

Modo de Fazer:

Forre uma assadeira redonda (ou quadrada, ou de vidro, o que tiver em casa, o meu eu fiz em uma assadeira redonda com aro removível, mas eu sei que nem todos tem isso em casa normalmente), com a massa que estava repousando. A massa deve ficar bem coladinha na assadeira, nem muito fina e nem muito grossa, ara não ficar crua.
No liquidificador, (ou numa tigela com uma colher) desmanche a ricota misturada com o creme de leite. Você vai obter um creme cheio de gruminhos, em uma tigela misture o orégano e os demais ingredientes, despeje esse creme dentro da assadeira por cima da massa. Sobre o creme largue as fatias de mussarela, para fazer a "tampa" da torta.
Asse em forno médio-alto, mais ou menos 180° até a massa corar e o queijo gratinar.
Se você tem a assadeira com o fundo removível, espere esfriar e solte as bordas de leve com uma faca para desenformar. Se não, se for uma assadeira convencional, espere esfriar para soltar as bordas e tire com cuidado apoiando por baixo com uma espátula ou a própria faca.
Agora é só mandar ver!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bolinho de Chocolate na Caneca

Igredientes:

- 1/2 xícara de óleo de soja
- 4 ovos
- 1 xícara de água
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de chocolate em pó (dê preferência para algum com 50% de cacau ou o Dois Frades® da Nestlé®
- 1 pitada de fermento químico (aquele branquinho, tipo Monopol®)

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador o óleo, os ovos e a água.Transfira para uma bacia média ou vasilha e com uma colher misture os demais ingredientes desmanchando bem os gruminhos da farinha e do açúcar, por último o fermento.
Encha com a massa a metade de cada caneca e leve ao microondas.
Esta receita é para canecas de 180ml, as que eu fiz tinham 200ml então levou mais tempo no meu microondas. O tempo varia também de acordo com a potência do forno. No meu por exemplo levou ao todo 10 minutos, parando a cada dois minutos para ver. O bolinho cresce e rasga, quando você tocar ou furar, é igual à um bolo convencional, se o palitinho sair limpo está pronto!

Calda de Chocolate Especial:

Ingredientes:

- 1 xícara de chocolate meio amargo picadinho
- 1 colher de sopa de leite
- 3 colheres de sopa de creme de leite s/ soro

Modo de Fazer:

Derreta o chocolate em banho maria (ou no microondas se preferir, mas cuidado que ele pode queimar, por isso pare de 30 em 30 segundos para mexer um pouco), e junte o creme de leite e o leite. Misture devagar, encorpando o chocolate e despeje sobre os bolinhos prontos.
Pode decorar com granulados coloridos ou raspas de chocolate. Fica à seu gosto!
Agora é só servir!

Eu fiz este bolinho para o café da manhã de dia das mães!!!
Nas minhas canecas de 200ml rendeu 6 canecas, mas nesta receita com canecas de 180ml dizem que rende 8. Fica à seu critério diminuir a receita ou não! Eu não fiz a calda de chocolate para os meus pois minha mãe tem diabetes, então seria maldade demais... ^_^



sábado, 30 de abril de 2011

Biscoitinhos Amanteigados de Laranja



Ingredientes:

- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (café) de fermento químico
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 tablete de 200g de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 ovo
- raspas de laranja

Modo de Fazer:

Peneire a farinha com o fermento e o sal e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte o ovo e as raspas de laranja e continue batendo até ficar homogêneo. Acrescente, então, a farinha reservada, amassando com a mão até obter uma massa uniforme. Reserve a massa na geladeira por 30 minutos.
Com um rolo (ou uma garrafa de vidro préviamente limpa e esterilzada), abra a massa com cerca de 4mm de espessura e corte os biscoitos comn cortadores ou faca. Coloque em uma forma sem untar e asse em forno médio (180º), pré aquecido por cerca de 25 minutos,
Espere esfriar para colocar nos saquinhos ou em um pote bem fechado para continuar crocante.
Se você quiser decorá-los com açúcas ou confeitos, tem uma receita abaixo.

Glacê para Decorar

- 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de sopa de água morna
- 1/2 colher de sopa de vinagre branco

Misture tudo num potinho. Se ficar muito mole pode por mais açúcar. Colocar dentro de um saquinho com a pontinha cortada e decorar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Mousse de Morangos


 

Ingredientes:

- 1 Pacotinho de suco Tang®  de morango (em pózinho sabe?)
- 2 Caixinhas de creme de leite (ou latinha)
- 1 Caixinha de leite condensado (ou latinha)
- 1 Potinho de iogurte natural

Modo de Fazer:

Bata tudo no liquidificador e despeje numa vasilha de vidro ou em potinhos individuais. Sirva bem gelado!
A receita é simples, fácil, fácil. Nunca tentei com pó de suco de outra marca, mas acho que pode dar certo!
Sei que pode mudar o sabor, não precisa der morango, minha mãe fez de melancia e minha irmã (dona da receita) fez de maracujá esses dias.
Decore as tacinhas ou o pode grande com morangos frescos! Fica lindo!

sábado, 5 de março de 2011

Bolo de Canela



Ingredientes:

3 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
3 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Fazer:

Bata na batedeira os ovos com o açúcar, adicione o óleo, a farinha e a canela.
Misture o fermento por último. Coloque em uma forma pequena untada e enfarinhada
Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos
Se desejar decore com açúcar de confeiteiro polvilhando-o.

Fica bonito de servir polvilhado e com pauzinho de canela...
Muito gostoso com chá!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Molho Branco de Pimentas


 

Ingredientes:

- 1 colher de sopa rasa de margarina
- meia cebola picadinha
- 2 dentes de alho médios picadinhos
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 pimenta de cheiro
- pimenta do reino à gosto
- 1 pitada de sal
- 1 caixinha de creme de leite

Modo de Fazer:

Lave bem as pimentas e tire as sementes. (As sementes você pode plantar num vasinho com terra) Pique-as pequenas.
Numa panela derreta a margarina e doure o alho e a cebola. Adicione as pimentas picadinhas e a pitada de sal. Desligue o fogo e adicione o creme de leite mexendo até misturar tudo e o molho encorpar.
Este é um molho especial para ser servido com assados, tanto frango quanto carnes diversas, pode talvez não agradar à todos os paladares por causa das pimentas, mas não é forte. Para isso tiramos as sementes.
É uma boa pedida num jantar à dois.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Café de Negócios

Trago aqui uam receita minha de cafézinho para realização de negócios. Quando recebemos visitas deste âmbito (que tratam de dinheiro conosco), é interessante, afinal, possui propriedades para prosperidade e clareza mental.

Falando de café, quando estive na Bahia senti falta de café... Não que eu não tenha tomado... Mas de todos os cafézinhosque tomei lá, o melhor sem dúvida foi à noitinha na casa da minha querida amiga Katleen, da qual eu tenho muitas saudades e em quem encontrei uma amiga maravilhosa. Ela me ensinou coisas importantes, me ensinou o macramê, me deu um livro que eu gostei muito, o Brida do Paulo Coelho, com uma linda dedicatória, lhe emprestei meu livro de receitas mágicas e espero ter ensinado algo também. Rimos muito falando bobagens, ouvindo Raul e vendo Davi brincar e só ela tinha paciência para me aguêntar, mesmo cansada depois do trabalho, que era quando tomávamos nosso cafézinho, daquele jeito maravilhoso que só ela sabe bem como é. Com sabor de amizade.

Enfim, estou colocando esta receita para ela. Indepente da idéia da receita, sobre negócios, pode ser feita normalmente simplesmente pelo aroma e o sabor!

Café de Negócios



Ingredientes:

- pó de café (para passar, não pode ser Nescafé®)
- água
- 9 cravos da índia
- paus de canela 
- incenso de cravos

Modo de Fazer:

Antes de mai nada, tome um banho bem relaxante e livre-se das energias negativas e do cansaço. Perfume-se e arrume-se de acordo com a ocasião, ou simplesmente vista-se confortávelmente, o importante é sentir-se bem e disposto.
Acenda o incenso de cravos na cozinha, próximo à uma janela ou porta por onde entre o vento, para que ele traga o aroma do incenso com ele sem ser forte demais.
Passe o café normalmente no coador com filtro de papel. Não esqueça de que a água nãompode ferver, se ferver, espere esfriar um pouco, pois do contrário queimará o pó de café e ele ficará amargo e com aroma diferente. Reserve o pó de café passado.
No fuco do recipiente onde ele fica normalmente, seja a garrafa térmica ou o bule, coloque os cravos e um pau de canela, mentalizando o bom andamento dos negócios e a realização dos mesmos.
Faça uma oração pedindo à Grande Mãe que ilumine a mente de todos os envolvidos para a melho realização dos negócios.
Arrume as xícaras no qual o café será servido sobre os pires e do lado da xícara coloque um pauzinho de canela para decorar. Sirva-o normalmente.
Quando a reunião terminar, agradeça a Grande Mãe depositando na terra o pó do café passado e o pauzinho de canela e os cravos, bem como o resto do café que houver sobrado. Que este negócio germine como as sementes do café e que dêem frutos ricos como o aroma do mesmo que vem sendo utilizado por séculos em várias culturas como uma maneira de reunir os amigos, a família, os amores e os negócios.

Que assim seja!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Pão de Lammas

Eu peguei esta receita no site do bruxaria.net, foi escrita lá por um dos membros, e como o festival de Lughnasadh (Lammas) se aproxima achei interessante postar por aqui para quem já está se preparando como eu, para já ir colhendo e comprando algumas coisas...

Pão De Lammas

O preparo desse pão começa quatro dias antes da cerimônia.
Ponha dentro do seu Cálice grãos de cevada (representando a cor branca), trigo (representando a cor vermelha) e centeio (representando a cor negra) em tigelas pequenas sobre o Altar junto com o seu Cálice. Faça uma lista de boas coisas que você recebeu no ano que passou e agradeça pedindo pela multiplicação no próximo ano.
Pegue uma pitada de cada um dos três grãos e ofereça à Virgem, à Mãe a à Anciã, agradecendo-lhes e declare sua vontade de ver as bênçãos multiplicadas no próximo ano.
Durante três dias, verta água sobre as sementes, escoando dia e noite e esperá-las brotar. Um dia antes de Lammas, coloque seu Cálice ao Sol, assim os brotos começarão a germinar. Eles serão utilizados na preparação do pão de Lammas.
Então comece a fazer o pão no dia da celebração de Lammas.
Numa tigela coloque:
· Meia xícara de chá de aveia;
· Meia xícara de chá de milho cozido;
· Duas xícaras de chá de água fria;
· Uma colher de sopa de sal.
Cozinhe por cinco minutos até formar um mingau. Adicione duas colheres de sopa de manteiga e mei xícara de chá de melado (para afazer um pão escuro) ou mel (para fazer um pão claro). Deixe esfriar à parte.
Dissolva uma colher de sopa de açúcar em mei xícara de chá de água. Borrife uma colher de levedura seca na água. Deixe descansar por 10 minutos.
Quando a levedura estiver como uma cobertura fofa sobre a água, mexa rapidamente com um garfo para misturar. Adicione o mingua e mexa em duas xícaras e mei de chá de farinha de trigo.
Bata vigorosamente durante cinco minutos. Misturando dessa forma, você irá formar o glúten que dá ao pão um textura elástica. Adicione os brotos.
Adicione mais duas xícaras e meia de chá de farinha de trigo.
Vire a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha. Adicione outra xícara de chá de farinha se a massa estiver pegajosa. Cante cânticos apropriados ou algo alegre, enquanto vai amassando e medite agradecendo pela colheita do ano.
Amolde a massa formando uma bola lisa e coloque em uma tigela untada com manteiga. Cubra a tigela com uma toalha úmida. Deixe a massa subir e dobrar de volume; isso leva de uma hora e meia a duas horas.
Divida a massa em cinco partes iguais. Transforme cada parte em um redondo pão plano e pincele com manteiga derretida. Se desejar, você pode traçar símbolos mágicos na massa dos pães com uma faca afiada.
Deixe-os crescer debaixo da toalha úmida durante mais 45 minutos.
Asse a 350 graus durante 25 a 30 minutos.
Enquanto você come o pão no seu ritual, medite nos presentes que você recebeu.

Esta receita foi tirada do livro de Claudiney Prieto, ‘Wicca, a Religião da Deusa’.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Seu Protetor Egípcio


Em 2769 a. C., o sábio Imhotep criou um calendário com 365 dias, dividido em doze meses sob a proteção de 12 divindades. O ano egípcio começava no dia 16 de julho, quando a estrela Sírius surgia no horizonte de Mênfis. Para saber qual a divindade que o protege, veja abaixo a tabela relacionada com o dia do seu nascimento.

16 de julho a 15 de agosto - Rá
16 de agosto a 15 de setembro - Neit
16 de setembro a 15 de outubro - Maat
16 de outubro a 15 de novembro - Osíris
16 de novembro a 15 de dezembro - Hátor
16 de dezembro a 15 de janeiro - Anúbis
16 de janeiro a 15 de fevereiro - Bastet
16 de fevereiro a 15 de março - Taueret
16 de março a 15 de abril - Sekhmet
16 de abril a 15 de maio - Ptah
16 de maio a 15 de junho - Tot
16 de junho a 15 de julho - Isis 

: considerada como a própria fênix, seria o pai de todos os outros deuses. Conta a lenda que um dia, seu olho - que vivia de maneira independente - fugiu ao seu controle. Ele ordenou que o trouxesse de volta, porém, ocorreu uma luta. Muitas lágrimas foram derramadas, nascendo os seres humanos. A partir de então, Rá colocou o olho na frente da sua coroa sob a forma de serpente, para comandar o mundo inteiro.
Características: quem nasce sob esta proteção tem força, poder e muita criatividade. É um ótimo líder, extrovertido e cheio de energia. Gosta de enfrentar situações difíceis e sempre consegue superá-las. Assim como o sol, sabe centralizar o poder e tudo parecer girar a sua volta. Quando contrariado, pode ficar depressivo, mas depois, volta a brilhar como o astro-rei.
Neit: deusa da caça, é representada como uma loba, vigilante e sempre fiel. É responsável pela proteção dos deuses e de suas moradas. É também chamada de “a senhora que abre os caminhos”, já que sua tarefa é guiar as pessoas ao reino dos mortos. Em outras lendas, é a protetora da educação das crianças, dos tecelões e dos trabalhos domésticos. É simbolizada como uma mulher com uma cabeça de chacal ou de cachorro. O prestigio da deusa era tão grande que até mesmo os faraós a reverenciavam como sua própria mãe. Reconhecida por sua sabedoria, foi venerada por séculos.
Características: seu protegido tem grande capacidade de análise, senso de organização e paciência. A pessoa nascida neste período é cuidadosa, prática e presta atenção aos detalhes. Está sempre muito atento ao que acontece a sua volta e consegue alcançar tudo aquilo que deseja, pois a fonte de felicidade é sinônimo de serenidade e segurança. A palavra-chave é equilíbrio. Ele sabe dar valor a casa coisa conquistada.
Maat: filha do deus Rá, ocupa um lugar muito importante no panteão egípcio, pois se transmutou na pena usada para pesar o coração daqueles que ingressaram no reino do além. É considerada a deusa do equilíbrio, dos benefícios e da justiça. Também simboliza a criação divina e a força da união, sem a qual os habitantes não poderiam nem existir.
Características: o protegido desta deusa é dotado de extrema capacidade de observação, sabedoria e consegue gerar harmonia a sua volta. Tem um temperamento afável e senso estético. Geralmente se torna famoso na carreira que optar. O único problema é que às vezes é inseguro no relacionamento amoroso, mas no final tudo sai bem. Pessoa muito querida por todos, é considerada extremamente sábia e justa.
Osíris: o mais importante deus da mitologia egípcia, rei dos deuses, governou com justiça o Egito, mas seu irmão Set o assassinou. Isis conseguiu, com seus poderes mágicos, fazê-lo reviver. Depois da sua ressurreição, Osíris e Ísis geraram Hórus. Osíris é, portanto, o deus da renovação, de tudo que morre e volta a renascer, representando o eterno ciclo da vida.
Características: seu sentimento é tremendamente forte e tem uma persistência fora do comum. Dotado de grande energia, consegue resistir a todas as dificuldades e sempre está disposto a lutar por aquilo que deseja. Ciumento e desconfiado, se não conseguir se controlar. Poderá terminar as relações de uma hora para outra sem dar explicações. Possuidor de muita intuição, quando bem canalizada tem possibilidades de se tornar um excelente pesquisador ou médium.
Hátor: considerada como uma grande sacerdotisa, é a deusa da música, da dança, dos prazeres e do amor. Ela se apresenta nas pinturas como uma vaca sagrada, uma mulher com a cabeça de vaca, uma rainha com orelhas de vaca ou com uma coroa composta de dois grandes chifres e um disco solar ao meio. É considerada também como a deusa da alegria, sendo representada com um chocalho na mão.
Características: altamente amorosa, é sempre alegre e protege seus nascidos contra qualquer tipo de contrariedade. O nascido neste período tem imenso bom humor. Sente-se atraído por grandes idéias, gosta de mudanças e o que o deixa ansioso é a solidão. Ele é feito para o sucesso.
Anúbis: guia dos mortos, sua função era a de acompanhá-los até sua última viagem para depois pesar suas almas na balança da verdade. Assim concedia seu veredicto para a salvação ou o castigo e ninguém escapava das suas sentenças. Guardião da deusa Ísis, foi ele quem proporcionou os medicamentos para a cura de Osíris.
Características: o protegido de Anúbis é dotado de grande força de vontade, inteligência e paciência. Tem dons de cura e sabe conduzir seu destino. Fiel, seguro de si, não gosta que as pessoas invadam sua privacidade. Perseverante, econômico, ótimo administrador, tem o exato senso de justiça.
Bastet: uma das esposas do deus Rá, era representada como uma gata e por isso foi muito admirada por seu vigor e agilidade. Nas pinturas, aparecia como uma mulher com a cabeça de uma felina com um chocalho na mão, carregando um cesto, que defendia seu marido contra as serpentes malignas.
Características: seu protegido é uma pessoa bondosa, cordial e sempre está disposta a proteger os outros. Bastante independente, assim como um felino, preza sua liberdade e faz apenas o que tem vontade. Divertido, atraente, sedutor, tem dons para a arte, cinema e teatro. Às vezes, se mostra um pouco rebelde, até mesmo excêntrico para os outros.
Taueret: a sua representação é uma fêmea de um hipopótamo, considerada como a protetora das mulheres grávidas, dos nascimentos e dos que podiam renascer dos reinos dos mortos. A lenda dizia que quando ela afundava nas águas do Nilo, estas subiam e, assim, suas margens se tornavam cultiváveis, trazendo abundância nas colheitas. É simbolizada com seios de mulher, patas de leoa e cauda de crocodilo.
Características: seu protegido tende a ter muita intuição e geralmente gosta de assuntos relacionados à área de esoterismo, ocultismo, astrologia etc. Tem grande capacidade de entendimento e geralmente sua vida é destinada a ajudar a família e o próximo. Tudo em sua vida é muito bem planejado e aproveitado; além disso, garante o bem dos mais próximos.
Sekhmet: deusa da guerra, destruía os inimigos de Rá. Muito poderosa, é representada como uma mulher com cabeça de leão portando uma coroa com um disco solar.
Características: os protegidos da deusa Sekhmet tem grande vitalidade e força física. É dotada de muito magnetismo pessoal, além de força física. Tem muito senso de organização, dinamismo e sempre está envolvido em empreendimentos ousados. Não tem medo de nada. A única coisa que deve tomar cuidado é com o impulso descontrolado de resolver tudo rapidamente nos assuntos amorosos.
Ptah: deus da fertilidade masculina, era considerado como o grande mago construtor das belas-artes e dos artistas. Era chamado também de O Grande Construtor ou o Divino Artesão. Em sua forma animal, era um boi preto com uma mancha triangular branca na testa e tinha a função oracular; era associado ao boi Ápis.
Características: o protegido de Ptah tem um forte temperamento, é perseverante e geralmente desenvolve talentos na arte e tudo que o que se relaciona a construção, arquitetura e a engenharia. A felicidade para os nascidos neste período deve estar associada também ao conhecimento da espiritualidade, caso contrário pode viver em uma eterna insatisfação. É bastante exigente no que diz respeito ao amor.
Tot: representado como um homem com a cabeça de íbis, a ave sagrada, é considerado como o criador da fala e o inventor da escrita. Também é o deus do tempo, das medidas e de todas as ciências.
Características: com grande capacidade de comunicação e inteligência rápida, seu protegido tem uma natureza ágil, nervosa e está mudando constantemente. Não consegue ficar parado. Sempre inventa coisas para fazer, dizer ou adapta-se aquilo que sua inteligência ainda não dominou; adora a arte da superação.
Isis: teve um lugar privilegiado no panteão egípcio, pois se casou com Osíris e teve com ele um filho, Hórus.
Características: dotado de grande sensibilidade e muita imaginação, o nascido neste período tem um forte instinto paterno ou materno e está sempre pronto a socorrer os necessitados. Seu protegido é fiel e compreensivo com todos. Gosta da vida doméstica e é bastante sentimental. Também é bastante gentil. 




O Conto das Colheres

Meu intuito com este blog nunca foi de postar somente receitas, mas coisas que eu acho interessantes e que de alguma forma podem ser úteis não só à mim.
Este texto eu havia postado no outro blog, e acho que é uma lição importante a ser entendida!

O Conto das Colheres de Pau


Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.

Foram primeiro ao inferno.
Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua Volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era Grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.
Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em Volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
"Eu não compreendo", disse o homem a Deus, "por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?"
Deus sorriu e respondeu:
"Você não percebeu? É Porque aqui eles aprenderam a Dar comida uns aos outros."


(Autor Desconhecido)