Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Livro


Quando eu tinha uns 9 ou 10 anos, eu estava no shopping com meus pais e entramos em uma loja de produtos católicos. Meu pai era católico e queria entrar para ver. Lá dentro eu fiquei olhando as imagens, os terços, santos, escapulários, enfim... Lá pelas tantas eu estava olhando os livros quando derepente um gnomo me chamou na estante! Fiquei realmente surpresa com o gnomo na capa do livro no meio de outros tantos livros de orações ou histórias de santos e bíblias. Peguei-o e começei a folheá-lo, a Terapia do Divertimento. Eu acho que li uma ou duas frases, mas realmente me encantei com os gnomos desenhados nas páginas do livro. Não deu outra, pedi para minha mãe comprar! Na época era baratinho, é um livrinho de bolso que hoje custa em média R$7,00.


Levei pra casa e começei a ler, mas a cada página que eu lia eu pintava uma imagem com meus lápis de cor. Porém não terminei de pintar o livro todo, e com o tempo fui lendo outros, e outros, e me aprofundando na bruxaria e lendo outras estórias que talvez nada tivessem haver com isso e talvez fosse exatamente isso.

Depois de grande então, eu o li umas dez vezes, pois é um livro curtinho e de letras grandes!
Hoje eu resolvi abri-lo ao acaso, como eu faço normalmente com livros assim, que tem frases. E uma mensagem interessante me saiu e com ela uma figura ainda não colorida! Não deu outra né... rsrs


Acabei de colorir ela!



Tem gente que quando faz 21 anos ganha carro.... eu ganhei uma caixa de lápis de cor!!!





Risoto de Camarão com Tomates Secos!

Então! Demorei, demorei, mas finalmente resolvi colocar uma receita de comida salgada!
É um risoto e apesar de parecer complicado é muito fácil!
Andei meio sumida mais uma vez, porque houve outro siso para tirar... E també porque a padaria tem tomado quase todo o meu tempo, quando eu chego, se eu não tenho aula, eu fico um pouco na net e caio dura, só acordo no outro dia para começar tudo de novo. Mas enfim, vamos ao risoto?

Risoto de Camarão com Tomates Secos



Ingredientes:



- 500g de camarão limpo, sem casca e pré cozido
- 3 xícaras de arros arbóreo ( pode ser feito com arroz comum, mas o arbóreo pra risotos é tudo de bom!)
- 6 xícaras de água em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de manteiga com sal
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 colher de sopa de óleo de soja
- 1 colher de sobremesa de coentro moído
- 1 copo de requeijão cremoso
- 200g de creme de leite fresco (aqui no Sul a gente conhece como Nata)
- 150g de tomates secos, préviamente hidratados e picados
- 250g de tomatinho cereja
- sal à gosto

Modo de Fazer:

Em uma panela grande, aqueça a manteiga até derretê-la por completo. Adicione a cebola e o alho e deixe fritar um pouco.

Acrescente o arroz arbóreo e o deixe fritar até começar a branquiar alguns grãos, nessa hora você adiciona a água em temperatura ambiente.



Deixe cozinhar em fogo médio, semi tampado.
Enquanto isso, em outra panela, coloque o óleo para aquecer e salteie os camarões pré cozidos.
Tempere com o coentro e sal. Nessa hora eu coloquei também um Sazón® porque o pessoal aqui de casa gosta desses temperos prontos, mas é beeeem opcional.



Mexa o camarão até ele ficar bem laranja e reseve. Quando o arroz estiver pronto, deixe-o tampado para terminar o cozimento.
Em uma outra panela, coloque o requeijão cremoso e o creme de leite fresco (nata) para desmanchar. Quando estiver derretido e bem misturado, adicione este molho aos camarões, e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos. Acrescente os tomates secos, hidratados e picados e misture.
Misture o arroz neste molho de camarões e por último acrescente os tomates cereja, para que eles nao desmanchem.





Aqui em casa foi aprovadíssimo! E a receita é bem fácil!!!

Aproveitando o post, quero mostrar para vocês como anda a minha Avenca no Espaço Zen, ta cada dia maior... e a Dinheirinho então nem se fala... tomou conta da floreira... rsrs



Agora hora da publicidade:

Recomendo o blog: Nas Teias de Anansí, onde a minha queria Fox, sempre traz uma estória nova e envolvente, ou uma lenda daquelas que a gente se surpreende! Dá uma passadinha lá! ^_~
E aproveito pra deixar um beijo pra ela e pra minha Mudinha do coração!

Bom feriado à todos e uma páscoa cheeeeeeeia de chocolates!





sábado, 24 de março de 2012

Meu Espaço Zen - Parte Três

Olá! Mais uma publicação sobre o meu espaço zen!
Post bem científico e completo sobre esta cheirosinha... ^^
Estamos na maior correria aqui na padaria, por isso tenho me ausentado bastante, além disso estou correndo atrás de uns percalços na minha saúde e também aprontando umas receitas novas de comidas salgadas! Em breve eu trago uma receita testada!!!

Erva Doce


Nome científico: Foeniculum vulgare

Sinónimos botânicos: Anethum foeniculum L ., Anethum pannorium Roxburgh, Foeniculum foeniculum (L.) H. Karst., Foeniculum officinale All., Foeniculum pannorium (Roxburgh) DC., Ligusticum foeniculum (L.) Crantz, Meum foeniculum (L.) Spreng., Selinum foeniculum (L.) E.H.L. Krause, Seseli foeniculum (L.) Koso-Pol.

Nomes populares: Funcho, Erva-Doce, Fiolho.

Família: Apiaceae.

Origem: Mediterrâneo

Habitat: O Funcho é uma erva espontânea em várias zonas do Mundo, cresce em grandes extensões de terreno e em jardins.

História: A sua origem remonta á época dos romanos, que se adornavam com grinaldas de funcho, dado que também lhe eram atríbuidas propriedades afrodisíacas. Também era usado para enfeitar a tocha olímpica da maratona com os seus caules. A sua denominação provém do termo latino foenum (feno) devido á sua fragância.

Descrição: Planta herbácea vivaz, bienal para produção de fruto ou anual para produção de folhas. É dotada de um caule erecto, finamente canelado, apresentando folhas alternas recortadas em segmentos filiformes. No cimo deste caule ramificado aparecem umbelas compostas, formadas de diminutas flores amarelas. Os frutos são diaquênios com saliências longitudinais. Toda a planta liberta um perfume aromático. O funcho é actualmente cultivado, sob a forma de numerosos cultivares, tanto nos campos como nos jardins.

Sementeira: Na Primavera e no Verão com distâncias entre plantas na linha de 15 a 20 cm.

Transplantação: 4 a 6 semanas depois de semeado em alvéolos.

Luz: Sol

Solos: Profundos de textura média, frescos e férteis, com boa drenagem. É tolerante á salinidade e à acidez.

Temperatura: O Funcho não tolera geadas e está mais adaptado ao calor.

Rega: particularmente importante na fase de formação do pseudobolbo, para evitar a floração precoce.

Adubação: adubar com adubo orgânico

Floração: Verão

Pragas e doenças: Lepidópteros ( Spodoptera littoralis ) e Agrostis spp .. Como doenças mais importantes a Botrytis cinerea , Pythium spp. e Sclerotinia sclerotiorum .

Multiplicação: O Funcho propaga-se por semente.

Colheita: Colher os frutos em Setembro, Outubro. As sementes quando tiverem maduras e devem ser secas e escolhidas.

Conservação: conservar as sementes de Funcho em local seco dentro de invólucros bem fechados.

Partes utilizadas: Frutos (sementes), bases dos pecíolos e bainhas das folhas. As raízes do Funcho também são utilizadas em fitoterapia.

Propriedades: Aromático, estimulante, expectorante, purificante, rubefasciente, tónico.

Componentes: Contém até 6% de um óleo essencial, cujos principais componentes são o anetol e a fenchona, possuindo também albuminas, açúcares e mucilagem. trans-anetolo, estragolo, fencone, alfa-fellandrene.

Indicações: As sementes têm um efeito espasmolítico (músculos lisos), analgésico (cólicas) e carminativo (eliminação de gases intestinais). As tisanas à base de funcho são recomendadas contra a diarréia assim como contra a obstipação, para favorecerem a secreção láctea, contra as doenças do aparelho urinário e no tratamento complementar da diabetes. A essência de funcho serve para fabricar uma água de funcho (Aqua foeniculi) usada em gargarejos e para lavagens oculares.

Contra-indicações: não usar na gravidez e em asmáticos com forte tendência alérgica.

Outros usos: O funcho é usado industrialmente na cosmética, confeitaria e fabrico de licores. É uma excelente planta melífera. Com um intenso aroma que faz lembrar o anis, combina muito bem com natas e é também óptimo para rechear a barriga de um peixe que vá a assar. As suas folhas picadas resultam igualmente sobre saladas, batatas, pratos de arroz ou em molhos para pastas.

A erva doce é uma planta muito conhecida e utilizada devido as suas múltiplas possibilidades de aplicação. Ela pode ser usada na área da saúde, beleza e culinária, suas principais utilidades são vistas em:
-Ajuda no emagrecimento associada a uma dieta saudável;
- Usada em travesseiros aromatizados devido seu aroma agradável estimulando o relaxamento de todo o corpo;
- Na culinária a erva doce é muito utilizada em receitas de bolos, pães, saladas, sucos, entre outros;
- É muito usada para tratamentos de pele;
Por meio da ingestão do chá:
O Cálcio e o Fósforo atuam no organismo conjuntamente participando da formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue, construção muscular e transmissão normal de impulsos nervosos. A Niacina é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função ajudar a digestão, além de estimular o apetite.
- Usada contra cólicas de bebês;
- Melhora de tosses e bronquite por apresentar papel expectorante;
- Melhora problemas digestivos e gases;
- Durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de leite;
- Previne a retenção de líquido comum de acontecer principalmente no verão;
- No período de finalizar a amamentação materna noturna, o ideal é trocar a mamada pelo chá de erva doce, com isso o bebê vai deixar de acordar de madrugada para mamar;
O ideal e a melhor maneira para se consumir a erva doce é em forma de chá. Criar o hábito diário de consumir chá de erva doce junto a hábitos alimentares adequados o ajudarão a ter uma pele mais saudável e bonita e seu organismo se tornará mais equilibrado, além, de suas propriedades na melhora do relaxamento do corpo. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.  (Fonte: Vida Natural)

Na região nordeste do Brasil, durante as primeiras décadas do século XX, conheceu-se a erva-doce (funcho) (Foeniculum vulgare Miller) apenas através do chá importado da Europa, principalmente da península Ibérica. No pós-guerra, sementes dessa cultura foram plantadas nas regiões mais altas dos Estados da Paraíba e Pernambuco, tornando-se muito rapidamente uma cultura de expressão económica e social. Seus frutos sempre foram muito apreciados para o consumo de chás, com propriedades medicinais e muito procuradas por famílias rurais e das pequenas cidades, onde eram encontradas em pequenos mercados. Praticamente sem pragas na época, os plantios pequenos rendiam um bom dinheiro e por produzir na época de seca, sempre foi uma alternativa muito importante.  (Fonte: Ciência Hoje)


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*


Não consegui encontra muitas coisas sobre a história dessa planta. Mas seu eu achar eu atualizo este post!
Mil beijos e um ótimo fim de semana à todos!!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pizza de Pão de Queijo

Hoje é domingo!!!!! E aqui em Porto, está um dia estranho, começou chovendo e frio, e agora a tarde está calor e com vento... Vai entender... rsrs.. Mas aproveitei a folguinha para ir à feira de manhã cedinho com minha mãe, comprar os legumes e frutas fresquinhos! Depois passamos o resto da manhã em torno nas panelas na cozinha, fazendo carne de panela, aipim, saladas...
Mas agora para o lanche da tarde eu aproveitei e testei uma receita de Pizza de Pão de Queijo que meu amigo Raphael me ensinou. Fica uma delícia e é bem prática!

Vamos à receita!

Pizza de Pão de Queijo

Ingredientes da Massa:


- 500g de polvilho azedo
- 250ml de leite
- 2 colheres de sopa rasas de manteiga
- 1 colherinha de sal
- 2 ovos
- queijo minas picadinho
- queijo parmesão ralado

Modo de Fazer:

Em uma tigela, coloque o polvilho azedo e reserve. Ferva o leite com a margarina e o sal e despeje sobre o polvilho, mexendo devagar, incorporando a massa, ela ficará meio esfarelenta.

Espere esfriar um pouco e acrescente os ovos e os queijos, nessa parte, mexa com a mão, sovando um poco para misturar bem.
Ela não é uma massa que dá para moldar as bolinhas, pelo contrário, ela é bem macia e mole.

Despeje em uma forma média e asse em forno pré aquecido em temperatura média alta, por mais ou menos uns 20 minutos.


Aqui o pão de queijo gigande pronto, rsrsrs....
Então, sobre o recheio da pizza, eu coloquei molho para pizza, fatias de presunto e cobri om fatias de queijo e orégano. Coloquei no forno mais uns 5 minutos e tcharam!!!!!



Já acabou! Todos devoraram a coitada da pizza deliciosa!
E Raphael, está aprovadíssima a receita!!!! Pode mandar a próxima!!!

Milhões de vaga-lumes na vida de todos!
E tenham uma maravilhosa semana! ^_~

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cachorrinhos Caseiros

Olá!!! Como vão todos? Espero que bem!
Nesse calor que anda Porto Alegre não dá quase nenhuma vontade de cozinhar... Mas esses dias eu estava assando pães-de-lo e enquanto esperava, folheava uns livros de receita... Acabei encontrando uma receita de Cahcorrinhos Caseiros que minha mãe preparava pra mim e minha irmã quando éramos crianças. Resolvi fazer para meu irmão! Ele adorou e os amigos dele que estavam aqui no dia também!
Aí vai a receita:

Cachorrinhos Caseiros



Ingredientes:

- 2 xícaras e meia de farinha de trigo
- 1 colher rasa de fermento químico
- 50g de margarina
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 xícara de leite
- mais ou menos 10 salsichas de frango

Modo de Fazer:

Em uma tigela misture duas xícaras de farinha, sal e o fermento. Aquecer o leite um pouquinho e derreter a margarina nele. Acrescente e misture, sovando um pouco. Caso necessário acrescente o resto da farinha aos poucos até ficar uma massa lisa e que não grude nas mãos.
Deixe descansar por 15 minutos coberta com um pano seco. Enquanto isso, cozinhe as salsichas.
Abra a massa sobre a mesa limpa, com um pouco de farinha por baixo. Enrole um pedaço da massa na salsicha e corte em pedaços menores. Disponha os cachorrinhos em uma forma untada levemente com óleo de soja, pincele uma gema por cima de cada um deles e asse em forno pré-aquecido à 180° até dourarem.


Fácil e gostoso! Eu adorava quando era criança...




sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Meu Cantinho Zen (parte 2)

Olá! Então, continuando sobre a varanda do quarto, hoje vou falar de mais uma das minhas plantinhas. Esta é especial, pois foi minha mãe quem me deu! Temos várias aqui em casa e ela é toda delicada!
Só que eu não encontrei em lugar algum a lenda desta planta, se por acaso alguém souber, me diga e eu posto aqui!

Dedo-de-Moça




Sedum morganianum é uma suculenta originária do México e popularmente chamada de o rabo-de-burro, cauda-de-burro, bananinhas, dedinho-de-moça, dedo-de-moça, arroz-de-rato ou rabo-de-cavalo. Possui folhas carnosas pontiagudas que revestem as hastes, têm coloração verde a amarelada. Produzem flores pequenas em forma de estrela. Apropriada para vasos suspensos devido aos ramos pendentes. O ciclo de vida é perene.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, com regas periódicas. Tolera ao frio, mas não suporta geadas. Multiplica-se por galhos, ramos ou folhas.

--------------------------------------------------

Nome Científico: Sedum morganianum
Nome Popular: Rabo-de-burro, cauda-de-burro, bananinhas, dedinho-de-moça, dedo-de-moça, arroz-de-rato, rabo-de-cavalo
Família: Crassulaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América do Norte
Ciclo de Vida: Perene




Em breve coloco as outras! Super beijos!!!



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Docinhos de Cenoura

Olá gente!!!
Então, no mesmo livro que encontrei os Pãezinhos de Cebola, eu encontrei esta receitinha super natural de Docinhos de Cenoura! Ficaram incríveis e bem diferentes! Para quem gosta de levar uma vida mais saudável é uma boa opção de doce! Estou passando a receita reduzida, se quiserem mais, é só dobrar as quantidades!

Docinhos de Cenoura



Ingredientes:

- 250g de açúcar mascavo
- 250g de cenoura crua ralada
- 1 xícara de água
- 50g de coco ralado (pode ser coco seco)
- 50g de nozes moídas (pode ser castanha de caju)
- coco seco para rolar os docinhos

Modo de Fazer:

Leve ao fogo o açúcar, a água e a cenoura. Deixe ferver, coloque o coco ralado e as nozes.
Mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela.
Despeje em um prato e deixe esfriar, depois leve à geladeira para firmar de um dia para o outro.
Fazer as bolinhas e rolá-las no coco.


Super fácil e saudável!

Abraços apertados e sonhos brilhantes!!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pãezinhos de Cebola e Alecrim

Olá!!! Como vão todos?
Primeiramente quero agradecer de todo o meu coração os comentários no último post! Fico feliz de saber que vocês estiveram aqui! Guardo todos no meu coração, pois sabem que são meus melhores amigos!

E segundo: Nesses últimos dias o serviço estava bem parado aqui na confeitaria, então andei remexendo um armário e encontrei a coleção de livros de receita da minha mãe. São livros diversos, de tudo o que existe e datados dos anos 80, 90.
Adivinhem? CLARO que eu já saí buscando alguma receitinha pra tarde chata e encontrei essa de Pãozinho de Cebola, que eu incrementei com Alecrim erva que eu amo demais!

Vamos à receita?

Pãezinhos de Cebola com Alecrim



Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1 colher e meia de chá de fermento químico
- 1/2 xícara de cebola picadinha bem pequena ou ralada
- 1/2 colher de chá de sal
- 5 colheres de sopa de leite
- 1 ovo

Modo de Fazer:

Cozinhe a cebola com uma colher de sopa de margarina durante alguns minutos, até ela ficar macia, sem dourar. Retire do fogo e reserve!


Peneire juntos a farinha de trigo, o fermento e o sal. Coloque numa bacia e acrescente aos poucos o restante da margarina, misturando até obter uma consistência meio granulada.



Adicione a cebola, o ovo, o alecrim e o leite, mexendo durante algum tempo até a massa incorporar.



Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse até ficar em ponto de massa lisa.
Abra com um rolo e deixe mais ou menos com um centímetro de espessura, corte os pãezinhos, pode ser com faca, com um copo ou cortador.
Coloque-os em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido à 180°.
Asse durante mais ou menos 15 minutos.



Sirva-os mornos ou frios, acompanhados de condimentos e molhos.
Eu fiz um molho de ricota com ervas aromáticas.
Aqui vai a receita:

Ingredientes:

- ricota amassada com garfo ou picadinha com faca
- alguns dedos de orégano
- alguns dedos de salsinha fresca
- folhinhas de hortelã picadinhas
- pimenta calabresa à gosto
- iogurte natural até o ponto cremoso

Misture tudo e sirva com o pãozinho.





Eae? Vamos tentar? É delicioso e foi super aprovado aqui em casa!!!


Um abraço bem apertado em todos!!!


sábado, 7 de janeiro de 2012

Meu Espaço Zen (parte 1)



Lenda da Planta Chamada Dinheiro-Em-Penca

Na Idade Média existia um moça chamada Callisia, que era a sétima filha de um casal. Desde criança ela era diferente, pois gostava de pesquisar as propriedades medicinais dos vegetais e sempre quando alguém ficava doente no vilarejo logo  pedia a ajuda dela. Quando ela completou dezoito anos, apareceu na vila um jovem padre com o nome de Cortez. Então a moça passou a freqüentar a igreja e a sacristia com muita assiduidade. De repente as más línguas começaram a comentar que a jovem teria um caso com o padre. Um certo dia,  a irmã mais velha de Callisia, descobriu que a moça estava grávida. Então para que a jovem não fosse queimada na fogueira, sua família a expulsou para uma casa afastada, que ficava no  meio da floresta. Naquele mesmo dia o padre ao saber da notícia, suicidou-se.
Alguns meses se passaram e Callisia teve uma filha no meio do mato, mas a pequena foi tomada pelos seus pais. Mesmo no meio da floresta, as pessoas procuravam a jovem em busca de cura e como a moça estava sem o amparo da família, passou a cobrar pelos serviços. Logo surgiu o boato de que Callisia, na verdade era uma bruxa e que receitava muitos feitiços. A verdade é que esta pessoa, com o passar dos anos,  envelheceu e ganhou muitas moedas de ouro com os seus atendimentos.
Quando Callisia passou a sentir que estava muito doente por causa da idade avançada, ela enterrou suas moedas de ouro no quintal. Porém, um grupo de bandidos, interessados no boato do tesouro da bruxa, invadiu a sua casa e matou a idosa .
Algum tempo depois  Virgínia, a filha da feiticeira,  resolveu morar na antiga casa que pertenceu a sua mãe. Então ela resolveu carpir o quintal e embaixo de uma planta estranha, ela achou um tacho repleto de moedas de ouro. Por isto a partir daquele dia esta planta foi batizada de: dinheiro-em-penca .
Reza a lenda que este vegetal tem o poder de trazer fortuna para as pessoas que colocam o dinheiro-em-penca, dentro de um vaso amarelo-ouro,  na varanda.
(Luciana do Rocio Mallon)



_________________________________________


Então! Como vãos todos?
Decidi começar as postagens do ano novo com o meu futuro espaço zen. É um pedacinho no meu quarto, na realidade, a sacada. E não, não é que eu tenha uma sacada no quarto, é que meu quarto é na sala, então...
Eu comprei três vazinhos pequenos e uma floreira, nesses vazinhos vieram plantadas: Dinheiro-em-penca, Tomilho e Erva Doce.
Um outro vaso, pouco maior, veio uma Avenca. E minha mãe me deu um vaso de pendurar com uma planta linda chamada Dedo-de-moça.
Mas eu resolvi começar com a Dinheiro-em-penca!
Pesquisei a história dela na internet e todos os sites que visitei tinham este texto sobre a lenda dela.
Muito interessante, aliás, pois fazer citações sobre bruxaria. Adorei!!!
Ao longo dos próximos dias, semanas, quero postar mais fotos do meu cantinho, que aos poucos vem tomando forma.

Mas deixo uma prévia, uma foto da floreira com as três plantinhas em ordem:

Erva doce, Dinheiro-em-penca e Tomilho




Até mais!!!!
Muita luz e muito amor neste ano de 2012!

~.~.~♥~.~.~

Dinheiro-em-Penca
  • Nome Científico: Callisia repens
  • Sinonímia: Tradescantia minima, Hapalanthus repens, Spironema robbinsii
  • Nome Popular: Dinheiro-em-penca, dinheirinho, tostão, mosquitinho
  • Família: Commelinaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Tropical
  • Ciclo de Vida: Perene

O Tostão ou Dinheiro-em-penca é uma planta de pequeno porte, de apenas 5 a 10 cm de altura. As folhas são cerosas, adensadas ao longo da ramagem filamentosa As Flores do são brancas e pequenas, apresentando importância ornamental secundária.
É muito utilizado como forração, sua textura fina e delicada é muito valorizada no paisagismo. Adapta-se em diversos estilos de jardins, e é especialmente indicado seu plantio entre as rochas, em locais úmidos.
Também utilizada em vasos suspensos e jardineiras, de forma que seus ramos pendentes podem ser melhor apreciados. Dizem que traz sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar um vaso com a muda da planta, de presente.
Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o frio, ventos fortes ou pisoteio. O cultivo sob sol pleno torna a planta excessivamente avermelhada e queima as folhas. Já sob sombra, ela perde o aspecto denso, crescendo com entrenós mais compridos. Aprecia adubações mensais na primavera e verão.

É muito fácil preparar mudas basta cortar um ramo e enfia-lo num substrato enriquecido com matéria orgânica, deixar sempre úmido, até nascerem as raizes deve ficar na sombra.
Para um bonito vaso ornamental é só colocar vários ramos.
Em áreas que não aconteçam o pisoteio, ela fica muito bonita, se estiver na sombra adquire a coloração verde e com o sol o tom avermelhado, alastra com bastante facilidade.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Frio, chá e Glossybox

Olá pessoas!!!!

Como estão todos neste feriado de Natal?
Aqui em Porto Alegre ta um friozinho tão bom!!!! Então hoje eu resolvi fazer um chá diferente... Fiz um Chá Cigano, mais simples do que os que eu faço para as festas aqui.... Então estou passando a receita para vocês!!!!

Chá Cigano Simples


 
Ingredientes:

- 2 litros de água
- 1 maçã verde bem lavada e com a casca (na falta, pode ser maçã vermelha) para a felicidade
- 4 damascos desidratados ou pêssegos para a sensualidade
- folhas de hortelã
- 18 cravos-da-índia para a energia física
- 8 pauzinhos de canela para revigorar o cansaço
- 4 saquinhos de chá preto
- açúcar cristalizado à gosto

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e ponha no fogo. Quando levantar fervura, desligue e abafe com um pano por cima.
Na hora de servir é só coar!

O Chá Cigano mais elaborado que é o que eu faço para as festas, tem outras frutas em seus ingredientes. Segue abaixo a receita, caso vocês queiram preparar para festas ou apenas para experimentar!

Este chá é especialmente indicado para reuniões de amigos ou família, sempre com o intuito de trazer boas energias boas energias a quem dele toma.

Chá Cigano

Ingredientes e Modo de Fazer:

- 2 litros de água
- 28 cravos-da-índia para a energia física
- 28 pauzinhos de canela para revigorar o cansaço
- 21 anis-estrelados para a paz interior
- caldo de 3 laranjas-pêra para a alegria

Leve ao fogo a água e quando levantar fervura, coloque esses ingredientes e deixe ferver por alguns minutos. Coe e despeje em uma jarra com tampa onde deverão estar as seguintes frutas, esmagadas préviamente por um socador de madeira:

- 1 maçã verde ou vermelha para a felicidade
- algumas uvas para a prosperidade
- 4 ameixas secas para o progresso
- alguns morangos para  amor
- 4 damascos desidratados ou pêssegos para a sensualidade
- 1 limão para a purificação

Deixe a infusão tampada por cerca de meia hora, depois leve novamente ao fogo até que abra fervura. Desligue e sirva, pode coar ou não. E adoce à gosto!

A receita original eu retirei de um livro chamado "Cozinhando com os Deuses" da autora Jussara Machado.

----------------------------------------------------

Recebi minha Glossybox essa semana!!!! Para quem não sabe, a Glossybox é uma caixinha que vem com amostras de produtos, em dois planos: O Beauty que todo mês envia 6 amostras de grandes marcas como Boticário, Natura, Risqué, Dove, Oceane, Kleenex e Vitalife e o plano Beaty Premium que vem com marcas como Clinique, Clarins, RoC, Calvin Klein, Bourjois, Art Deco e Revlon. A minha é a Beauty Premium e este mês me trouxe amostras incríveis da L'Occitane, Neutrogena, ROC, Roger&Gallet, theraskin e um picel para maquiagem lindo da UBU.

Para quem se interessar:  http://www.glossybox.com.br/

Um super beijo no coração de todos que passarem por aqui e muita, muita alegria e diversão neste feriado!