Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Nhoque da Prosperidade

Olá pessoas! *_* 
Essa semana teve dia 29 e resolvi arriscar e fazer um nhoque! Nunca havia feito em casa, sempre comprava pronto e esquentava um molho e tcharam!
Mas dessa vez fabriquei o tal nhoque desde o começo, com batata, etc... Aproveitando para fazer um ritual completo do nhoque da prosperidade! Foi tão fácil, mas TÃO FÁCIL, que dá pra fazer todo dia 29 sem medo! Segue para vocês:

Nhoque da Prosperidade


Ingredientes:


- 1 kg de batatas (usei médias, podem ser grandes)
- uma gema batida com garfo
- 1 xícara de farinha de trigo
- sal à gosto


Modo de fazer:


Descascar e cortar as batatas para acelerar o cozimento. Dica da bruxa: lavando as batatas com casca, após descascar, secar bem as casquinhas em papel toalha e fritar. Melhor que batata frita!


Cozinhar com um pouco de sal, até ficar fácil de furar com o garfo. Escorrer as batatinhas cozidas e deixar descansar uns minutos. Em seguida, esmague como purê!



Adicionar ao purê a gema de ovo e a farinha, misturando bem. Corrigir o sal. A textura é de soltar fácil da mão.


Enfarinhar a superfície da mesa e modelar a massa. Como? Pegue um pedaço, enrole contra a mesa para fazer um rolinho e com uma faca afiada cortar os nhoques mais ou menos do mesmo tamanho. Largar eles em uma tigela ou prato grande, enfarinhado e cuidando para não se encostarem porque grudam!



Prepare o molho de sua preferência. Eu fiz um molho de tomate tradicional porque lembro da infância comendo nhoque com molho de tomate.
Em uma panela grande, colocar água para ferver com um fio de óleo. Quando estiver fervendo, colocar um por um dos nhoques, de pouco em pouco. Eles vão afundar e em minutos subir. Quando subirem é hora de tirar com a escumadeira, escorrer e por no refratário de servir.


Quando todos estiverem cozidos, despeje o molho sobre eles e misture devagar porque eles podem desmanchar. São extremamente macios! Cuidado para não cozinhar demais, senão desmancha mesmo! Eu servi com queijo ralado por cima, mas na foto está sem porque quase não deu tempo de terminar! rsrs 
Nunca se esqueça de que quando estamos cozinhando, estamos colocando no preparo tudo aquilo que sentimos. Cozinhe sempre com amor, dedicação e tranquilidade. Alegria é muito bem vinda e vale dançar na cozinha! Suas músicas preferidas misturadas aos aromas das comidas são tudo de bom!


Receita da Rita do Panelinha!



Ritual:



Na hora de comer, no dia 29 de cada mês, coloque embaixo do prato uma nota válida de qualquer valor em dinheiro. Sirva-se e separe em seu prato sete nhoques. Coma-os de pé mentalizando a fartura e prosperidade na sua vida. É importante que se faça silêncio nessa hora. Depois pode sentar e comer o restante normalmente. 
A nota deve ser guardada com você na carteira até o dia 29 do próximo mês ou dada para alguém que precise, no caso pessoas desafortunadas.





sexta-feira, 3 de julho de 2015

Bolo de Milho

Bolo de milho feito pela minha mãe! Fica uma delícia com café preto e goiabada!


Bolo de Milho



Ingredientes:


- 2 xícaras de chá de açúcar
- 3 ovos inteiros
- 1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de milho média (aquelas pra fazer polenta)
- 1 e 1/2 xícaras de chá de leite
- 1 e 1/2 xícaras de óleo de soja
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- margarina para untar a fôrma
- polvilhar a fôrma untada com farinha de milho

Modo de Fazer:


Em um liquidificador, bater os ovos, o açúcar, a farinha de milho, o leite e o óleo de soja. Em outra vasilha, peneire a farinha de trigo e o fermento.
Adicione a mistura do liquidificador nessa vasilha e misture com a farinha e o fermento até incorporar bem.
Despeje a massa na fôrma untada e enfarinhada.
Assar em forno pré-aquecido à 180º C por cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito!
Quando esfriar, desenforme e sirva com café preto e goiabada!




Calda de Goiabada

Ingredientes:


- 100 g de goiabada cascão
- 100 ml de água

Modo de fazer:


Em uma panela, junte a goiabada e a água e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até desmanchar a goiabada e ficar uma calda grossa.
Sirva com o bolo!

A calda pode ser feita natural também, como esta que eu sirvo no pudim de romeu e julieta: receita aqui

quinta-feira, 12 de março de 2015

Bolo de Maçã com Canela

Alô, alô marcianos!

Eu sabia que vida de estudante não era fácil, mas nos últimos meses foi bastante tensa. Agora as coisas estão se acalmando, e praticamente meio ano depois da última postagem, vim atualizá-los!
Segue uma delícia da tarde de hoje, um bolinho perfeito para a hora do chá!


Bolo de Maçã com Canela




Ingredientes:

- 1 maçã grande fatiada
- 6 ovos (separar as claras das gemas)
- 2 xícaras  de açúcar- 3 xícaras  de farinha de trigo- 3/4 xícara de leite morno- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal (derreter no leite)- 1 colher (sopa) de canela em pó (misturar com o açúcar)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (misturar com a farinha)



Modo de Fazer:

Separe a fôrma de sua preferência com medidas de no mínimo 35 cm x 25 cm no caso das fôrmas retangulares e de 30 cm de diâmetro no caso das redondas.
Passe manteiga ou margarina sem sal no fundo da fôrma toda, polvilhe açúcar refinado e canela em pó.
Disponha as fatias de maçã sobre essa "caminha" de açúcar e canela, da maneira que desejar, e reserve.
Na batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal, em velocidade máxima. 
Acrescente o açúcar misturado com a canela em pó, aos poucos com ajuda de uma colher. Vá colocando pelas beiradinhas da bacia da batedeira, enquanto ainda está ligada.
Acrescente as gemas, uma à uma, ainda batendo.
Depois,  fora da batedeira, misture a farinha misturada com o fermento, intercalando com o leite morno com a manteiga derretida nele, misturando devagar, mexendo de baixo para cima.
Leve ao forno pre-aquecido a 180ºC e deixe assar até dourar.

Desenforme ainda morno sobre o tabuleiro ou bandeja que vai ser servido! =*




segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Brownie da Bruxa

Segue a receita deliciosamente irresistível do Brownie da Bruxa! (Meu brownie..)
Este servido com sorvete ou devorado sozinho é uma conquista da felicidade - e de uns quilos à mais - para quem quer que coma!


Brownie da Bruxa



Ingredientes: 

- 340g de chocolate meio amargo picado
- 230g de manteiga sem sal
- 50g de cacau em pó
- 6 ovos 
- 400g de açúcar refinado
- 240g de farinha de trigo
- 1 xícara de nozes picadas
- uma pitada de noz moscada
- forma de 35x25 untada com manteiga e enfarinhada
- batedor manual (fuê) ou colher de pau

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno em 180ºC.

Em uma tigela grande, coloque o chocolate meio amargo picado e a manteiga para derreter em banho maria ou no microondas. No microondas 1 minuto é o suficiente para aquecer o chocolate ao ponto de derretimento*.
Depois de derretidos, tire do banho maria e adicione o cacau em pó, mexendo com a colher de pau ou o fuê sem bater. Adicione os ovos, um à um e misture-os rapidamente para que não cozinhem, mas sem bater.
Acrescente o açúcar e misture do mesmo modo, em seguida a farinha e repita o procedimento! Por último, adicione as nozes picadas e a pitada mágica.
Despeje a mistura na fôrma untada e enfarinhada e asse no forno pré-aquecido, à 180ºC por 30 minutos.
Na dúvida, espete com o palito! =)

Espere esfriar e corte os quadradinhos para servir com sorvete de creme ou baunilha ou comer assim mesmo!




* Temperaturas dos chocolates:

- Chocolate Meio Amargo - 31,1ºC à 32,2ºC
- Chocolate Ao Leite - 30ºC à 31,1ºC
- Chocolate Branco - 28,8ºC à 30ºC



terça-feira, 8 de julho de 2014

Chás

Porque nestes dias de frio, um chá é tudo de bom!

Então, estou postando hoje para falar de um chá mais que especial!
O Orient Express da loja Tea Shop!



Quem me indicou este chá delicioso, foi minha amiga Camila! *_* E eu só tenho a agradecer!
Ele tem pétalas de rosa, casca de laranja, maçã, cravo e canela! (tudo que eu adoro em um mix só!)
O aroma de cravo e canela se sobressai quando abro o pacotinho! Tem um cheirinho doce e é bem leve!



Especial para qualquer hora!

Recomendo a loja, com os mais variados tipos de chás, blends e aparatos para o ritual do chá! ^_^

Essa corda vermelha que sai da xícara, é um pequeno infusor que comprei lá, especialmente para meu momento do chá!


. ~ . ~ . ~ .

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ervas e Especiarias - Canela

Começarei hoje a falar sobre ervas e especiarias, e espero poder continuar as postagens sobre o tema.
Eu estudo as ervas e especiarias há alguns anos, é uma área da bruxaria que me interessa bastante, afinal sou uma bruxa e AMO cozinha e tudo o que envolve a área. Então decidi apresentar partes dos meus estudos sobre isso, ao longo das postagens, vou indicando livros e sites sobre o assunto.
Começando pela Canela, que é uma das especiarias mais conhecidas no mundo todo e de fácil acesso no Brasil.

Canela 
Cinnamomum zelanicum

Magicamente é uma das mais populares especiarias, porque atrai prosperidade e é um excelente afrodisíaco, principalmente para as mulheres. Incensos e óleos de canela, podem ser usados para aromatizar os ambientes, trazendo alegria, e encanto para o local, é um dos ingredientes do pó para atrair prosperidade nos negócios! 



A canela verdadeira é nativa do Sri Lanka e é a casca de uma árvore. Por cerca de 200 anos o monopólio bastante lucrativo sobre a canela, foi controlado primeiramente pelos portugueses, depois pelos holandeses e por fim pelos ingleses. Ao final do século XVIII, a canela era plantada em Java, na Índia e nas ilhas Seychelles, assim, saindo do controle do monopólio.
As mudas crescem em touceiras espessas, com brotos da grossura de um dedão. Na época das chuvas, os brotos são cortados da base e descascados. Os pedaços são cortados em uma espessura parecida com a do papel e enroladas na mão com ramas de cerca de um metro. Em seguida, os paus são colocados para secar à sombra.



Um pouco mais sobre a produção da canela. (em inglês) - U10CCC 

Existem muitos tipos de canela, como a canela-da-índia, considerada a canela verdadeira e a cássia ou canela-da-china; os bastões são classificados em: continental, mexicano ou de Hamburgo, conforme a espessura; os mais finos, do tipo continental, têm o melhor sabor. Os fragmentos dos bastões quebrados durante o manuseio, são chamados de Quillings. Para fazer os bastões, tiras das cascas secas são enroladas umas sobre as outras para formar os rolinhos e os pedaços internos das cascas que não são grandes o suficiente para usar nos canudos e as raspas, são utilizados para produção de canela em pó.



A canela tem um aroma quente e adocicado, com tom amadeirado mas intenso; o sabor é aromático e picante, com toques cítricos e de cravo-da-índia. 

A canela em pó, quanto mais clara, melhor a qualidade, e é aromática de imediato porém perde o sabor com certa rapidez, como é amplamente disponível, o interessante é comprar em pequenas quantidades para manter a qualidade.
A canela em rama, tende a esconder suas propriedades, até ser quebrada ou cozida, ela mantém seu aroma por cerca de dois à três anos se guardada em recipiente hermético.



O delicado sabor da canela é apropriado para uma série de sobremesas, pães, biscoitos e bolos. Combina com chocolate, maçãs, bananas e peras. Usada também para temperar comidas do Oriente Médio e da Índia, no Marrocos usa-se muito nos tagines de frango e de cordeiro, nos ensopados para acompanhar cuscuz e para temperar a bstilla, (torta de massa fina e crocante, recheada com pomba e amêndoas.
Usada também no prato Árabe, carneiro assado com damascos; na Índia a canela é usada em diversas misturas de especiarias, nos chutneys, etc.

Bstilla

Tagine


O México é o maior importador de canela, que é utilizada para aromatizar bebidas com café e chocolate e também em chás.
No Brasil, é muito utilizada em doces de compotas, caldas, chás, misturas com vinho quente, sobremesas, bolos e biscoitos. Tortas de maçã são polvilhadas com canela em pó.




Aqui em casa eu uso canela para uma diversidade de receitas, desde chás até pães com especiarias.
Algumas delas já estão publicadas aqui no blog! 
Uso óleo de canela para untar velas e objetos utilizados em rituais para prosperidade, como a confecção do pratinho do Buda.


Tenho um aromatizador de roupas e ambiente de maçã com canela da Alchemia®, de uma edição limitada, que é uma delícia e combina com o inverno!


Assim termino o primeiro post sobre ervas e especiarias, espero poder dar seguimento à estes mais vezes!








quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ser bruxa!

E de repente eu pensei que nunca ouviria esta pergunta.
Eu tive medo de nunca conseguir respondê-la, mas acho que me saí bem!




E como tu sabe que é,uma bruxa? Tipo, tu nasce assim? Eu sou curiosa, mas não precisa responder se tu não quiser...

Então, eu nasci numa família católica, mas não praticante, porém fui batizada, etc...  Cresci, e tive que fazer a comunhão, mas não quis fazer a crisma, porque comecei a estudar a bruxaria com 11 anos.. É difícil de dizer o porque exatamente, mas eu sempre gostei de coisas esotéricas, sempre gostei de coisas simples, como horóscopo, etc... Um dia entrei em uma loja esotérica, para ver as bruxinhas e tal, e vi livros... Daí pedi para minha mãe me comprar um.. Enfim... Eu nunca  gostei de ir na igreja, mas nada contra, confesso que depois de bruxa, ainda fui mais algumas vezes, e isso em nada implicou.. Fui por motivos diversos. Não me identifico com umbanda, candomblé... Mas já fui em vários, e respeito, e inclusive acredito nos orixás...Para ti ter uma idéia, eu estudei 11 anos em um colégio católico... que fazia a gente rezar todos os dias...

Deixa eu te contar uma coisa... 

Todo mundo, homem, mulher, nasce  bruxo. O que é ser bruxo?
É ser livre para pensar e agir de acordo com aquilo que te faz feliz e que faz os outros felizes.
É saber reconhecer, a majestade do sol, a soberania da lua, e entender como funcionam as energias que ambos exercem sobre nós e a terra. É saber que a terra está viva, e respeitá-la e à todos aqueles que nela vivem, desde o ser mais ínfimo até o maior deles. É ter a certeza de que tudo à nossa volta está em movimento constante, e entender este ciclo, de vida, morte e renascimento. É ter sempre em mente, que somos filhos de algo maior, mas nunca rotulá-lo e nem obrigar ninguém a aceitar nossa crença. E é respeitar as crenças alheias. Mas claro, existem leis, regras, e todas aquelas coisas que existem escritas para tudo funcionar corretamente. Ninguém pode dizer o que tu deve fazer, mas se eventualmente tu se identifica, acho que deveria buscar mais informações.. Porque no meio do caminho, pode ser que encontre um outro destino diferente deste!





quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Tamanhos de Fôrmas

Muitas pessoas tem dúvidas ainda quanto ao tamanho das fôrmas, e se perdem no "grande, médio, pequeno", "redonda, quadrada, com aro", então eu encontrei essas medidas para dar uma luz!
Recomendo o site também, é bem gostoso! =)

Tamanho das Fôrmas:



Fôrmas retangulares

Pequena – 30cm x 22cm
Média – 35cm x 25cm
Grande – 40cm x 28cm

Fôrmas redondas

Pequena – 22cm de diâmetro
Média – 26cm de diâmetro
Grande – 30cm de diâmetro

Fôrmas de buraco no meio

Pequena – 20cm de diâmetro
Média – 22cm de diâmetro
Grande – 24cm de diâmetro

Fôrma de aro removível

Pequena – 20cm de diâmetro
Média – 22cm de diâmetro
Grande – 24cm de diâmetro

Fôrmas para pão ou bolo inglês

Pequena – 23cm x 10cm x 7cm
Média – 27cm x 12cm x 7cm
Grande – 31cm x 12cm x 7cm




Bolo de Banana

Então... Tem feito muito calor em Porto Alegre estes últimos dias, e ninguém está aguentando, nem mesmo as bananas!
Minha mãe sempre vai à feira aos domingos, onde ela compra frutas, verduras, legumes, tudo fresco e sem o gosto das caixas plásticas dos super mercados. E como sempre, comprou bananas! Banana Catarina para nós, (eu, ela, meus irmãos e os passarinhos) e banana Caturra para meu "paidrasto"; Sempre atenta ao fato de que minha irmã e eu preferimos as bananas mais verdinhas, ou como diz meu cunhado, "banana adstringente".
A questão é que com estes calor de 40ºC as pobres bananas amadureceram de uma forma tão rápida que na quarta-feira elas estavam quase em ponto de bananada! E como eu andava de olho nelas resolvi fazer um bolo de banana! No mesmo dia fiz os cupcakes de limão que logo mais eu vou colocar aqui também!
Postei as fotos no Facebook e como eu previa foi um caos, teve gente me xingando e ameaçando mandar me prender por tortura e gente pedindo as receitas.
Por isso antes que algum policial apareça aqui eu estou publicando a receita do bendito bolo de banana e logo mais a dos cupcakes!

Bolo de Banana



Ingredientes:

- 3 colheres de manteiga sem sal
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 6 bananas médias
- açúcar e canela misturados à gosto

Modo de Fazer:

Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar, batendo em velocidade alta até virar um creme bem claro.
Adicionar os ovos e a baunilha, batendo em velocidade baixa. Adicionar aos pouco o leite e a farinha intercalando-os, por último o fermento.

A forma que eu usei foi uma forma retangular de 35cm x 25cm.

Espalhe o açúcar com canela no fundo da forma, cobrindo-o por inteiro. Descascar as bananas e cortá-las ao longo do comprimento em fatias e dispor as mesmas sobre o açúcar com canela. Forrar bem o fundo da forma com as bananas.

Despejar a massa do bolo por cima das bananas e assar em forno pré-aquecido à 180ºC.
O tempo de assamento é de 35 à 40 minutos mas pode variar por causa dos fornos, então sugiro que se faça o teste do palito!

Prontinho!   Bon appétit!

domingo, 24 de novembro de 2013

Pudim Romeu e Julieta

Pudim delicioso! Super indico, sabor sensacional!
Primeiro teste e ele já superou as expectativas!
Tentem aí! Garanto que funciona!

Pudim Romeu e Julieta




Ingredientes:

PUDIM
- 4 e ¼ xícaras (chá) de queijo minas frescal amassado (510 g) 
- 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro (230 g)
- 4 xícaras (chá) de leite (800 ml) 
- 3 envelopes de gelatina em pó sem sabor 
- 2 caixas de creme de leite (400 g)
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha (10 ml)

CALDA DE GOIABA
- 3 goiabas vermelhas descascadas (cerca de 450 g)
- 1 xícara (chá) de água (200 ml)
- 1 xícara (chá) de açúcar cristal (190 g)


Modo de Fazer:

PUDIM
No liquidificador, bata o queijo com o leite, o creme de leite, a baunilha, o açúcar de confeiteiro e a gelatina previamente hidratada conforme instruções.
Despeje na fôrma untada com óleo e passada na água e leve à geladeira até firmar. Desenforme gelado e sirva com a calda de goiaba. Eu deixei por uma noite inteira na geladeira, mas ele firma bem rápido!

CALDA DE GOIABA
No liquidificador, bata as goiabas e a água. Peneire numa panela, adicione o açúcar cristal e leve ao fogo até engrossar. Utilize fria ou gelada.



Obs.:   - Capacidade da xícara: 200 ml
           - Tipo do recipiente: fôrma canelada
           - Capacidade do recipiente: : 2.200 ml (29 x 9 x 13 cm)
           - Rendimento: cerca de 12 porções


(Receita retirada do site da Cia União)