Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Chá de Casca de Abacaxi

Aproveitando a deixa da aula de laboratório de hoje...
Fizemos uma salada de frutas deliciosa! E do abacaxi, ou melhor, das cascas do abacaxi, fizemos um suco muito gostoso e nutritivo!

Na verdade, o "produto final" é um chá. Pode ser servido quente ou gelado, e acrescido de especiarias ou outras frutas. A ideia principal é o aproveitamento das cascas, pois a maioria dos nutrientes dos frutos encontram-se nelas.
 Este suco/chá, eu já conhecia e aprendi com a minha mãe à muito tempo atrás, mas só lembrei agora de colocar aqui no livro, graças à aula de hoje!

Então é o seguinte:

- Primeiramente, higienizar o abacaxi, tirando a cora e lavando muito bem ele por fora, "esfregando" a casca, não utilizar sabão;
- Descascar o abacaxi como de costume, no caso de nunca ter descascado um abacaxi, pode ser ao longo de sua altura ou cortando as rodelas ainda com a casca para tirá-las de rodela por rodela;


- Da fruta, podem-se fazer vários doces, a própria salda de frutas, suco ou simplesmente comer ao natural;
- As cascas, colocar em uma panela e adicionar água proporcionalmente à quantidade das mesmas e à gosto. No caso de um chá mais concentrado, menos água;
- Deixar ferver por cerca de 3 minutos e desligar o fogo, fechando a panela;
- Na hora do cozimento, pode-se adicionar as especiarias, para que soltem seu sabor no caldo e adoçar à vontade se quiser. Dica: folhinha de hortelã!
- Coar para servir. Já pensou utilizar este suco na cobertura de um bolo ou como calda para uma torta?

Tomar como chazinho, quentinho, com cravo e canela, ou ainda como um suco/chá gelado no verão, é uma delícia! Inclusive usamos o este suco na salada de frutas no laboratório!





Um comentário:

Deixe seu parecer!