Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pãezinhos de São Benedito

Uma breve estória...

"São Benedito era descendente de escravos vindos da Etiópia. Nasceu e morreu na Itália, no século XVI. Pobre e humilde, trabalhava como pastor e lavrador. Aos 21 anos foi aceito para viver entre Irmãos Eremitas de São Francisco de Assis. Depois de 17 anos, foi obrigado a mudar-se para o mosteiro dos capuchinhos onde desempenhava a função de cozinheiro. Considerado iluminado, São Benedito muitas vezes profetizou com muitos acertos.
Sua bondade era muito conhecida e ele costumava dar alimentos do mosteiro para os pobres. Um dia, o santo levava alguns pães escondidos para dar aos mais necessitados, quando avistou o seu superior, que lhe indagou, desconfiado, acerca daquele volume que ele trazia nas dobras do manto. São Benedito disse: 'São rosas, senhor' e abriu o manto, mostrando milagrosamente uma braçada de rosas.
É muito comum nas cozinhas dos devotos de São Benedito encontrarmos uma imagem do santo, que promete nunca deixar de faltar alimento.
Faça esta receita quando estiverquerendo prosperidade e fartura em seu lar."

Pãezinhos de São Benedito

Ingredientes:

- 3 ovos
- 1 colher de chá bem rasa de sal
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
- 1 xícara de leite morno
- 1/2 xícara de óleo
- 4 colheres de sopa de fermento biológico (aquele para pão, em grãos bem pequenos)
- farinha de trigo
- 1 ovo batido para pincelar

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes, menos a farinha. Depois de tudo bem misturado, vá adicionando farinha amassando até dar ponto (pense no seu pedido sendo realizado enquanto amassa o pão). Faça pães pequenos e coloque-os numa assadeira untada e enfarinhada. Pincele os pães com o ovo batido. Deixe crescer por cerca de 40 minutos e asse em forno médio (170º à 180º) por cerca de 20 à 25 minutos, menos dependendo do forno.
Enquanto o pão assa, acenda uma vela branca e faça a seguinte oração, adaptada da tradicional oração para São Benedito:

"São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independentemente da raça e da cor, livrai-me da escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a conhecer todos os homens como meus irmãos. São benedito, tu que fostes amigo dos necessitados, trazei prosperidade para minha casa e concedei-me a graça que vos peço de coração".

Leve os pãezinhos para alguém mais necessitado, repetindo o gesto de São benedito, e compre uma imagem do santo que deverá permanecer sempre na sua cozinha, após ter sido devidamente consagrada ou benta.

(FONTE: Cozinhando com os Deuses - Jussara Machado)

Então, eu fiz esta receita e coloquei erva doce na massinha.... Ficaram deliciosos!!!!
Não precisa, necessariamente, fazer todo o ritual, se for apenas saborear os pãezinhos num café da manhã!

Boa receita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu parecer!